Psimundi.com.br

Compartilhe

As Reais Eleições - A psicanálise do Século XXI é a psicanálise do Real

25 de Outubro de 2014
IPLA

 

 

 

O mundo mudou. E eu com isso?

O sexo antes escondido agora é exibido. O amor outrora explicado agora é sem sentido. O natural cedeu ao artifício. A tecnologia nos leva a querer o que não precisamos. A genética antecipa informações de doenças que vamos ter e não queremos saber. Os sintomas, passando pelo curto-circuito da palavra, já não são os mesmos. O mundo desordenou-se, mudou e nos surpreende. Vivemos um Real arriscado. Sem sentido e sem lei. Um Real que nada espera da fala. Como interagir com isso de modo singular?

Em seu Seminário 23, Lacan diz de sua esperança de um dia articular o que chamou pedaços de real. Já não se trata mais, para ele, de um real universal que alcançaria a todos, mas de pedaços de real que tocam diferentemente a cada um exigindo, como desenvolveu Jorge Forbes, dois movimentos subjetivos: o da invenção de uma resposta original e da consequente responsabilidade por essa resposta. A cada um seu Real. O analista deve estar pronto para essa tarefa e implicado no desejo de alcançá-lo.

Para tratar dos sofrimentos e conseguir suportar suas alegrias o homem pós-moderno necessita de uma nova clínica psicanalítica.

O IPLA dedicará este “Sábado no IPLA”, do dia 25 de outubro, para tratar do que hoje nos importa: As Reais Eleições.

Data e horário: Sábado, 25 de outubro de 2014, das 9 às 17 horas.

Método:
As aulas serão expositivas, conceituais e com exemplos clínicos.

Professores:
docentes do IPLA.

Valor: R$ 180,00. As inscrições podem ser feitas no IPLA ou por depósito bancário. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%. As vagas são limitadas.

Local:
IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo

Telefones: (11) 3061-0947(11) 3061-0947 e (11) 3081-6346(11) 3081-6346

 

PROGRAMA

 


9h00 – 9h30:
Café com bolo IPLA

9h30 – 11h00: Aula inaugural – As Reais Eleições – Jorge Forbes
Lacan e a Psicanálise do Real. Desabonamento do Inconsciente. Inventar sobre o Real e se responsabilizar: “IR” . Você quer o que deseja? A psicanálise é a única prática clínica que permite a alguém mudar sua posição ante o que não tem nome, o Real. Eu sou o meu acontecimento. A surpresa. Rumo a um significante novo. O eventual pode se transformar em necessário.

11h00 – 12h00: Aula 2 – Verdade mentirosa – Claudia Riolfi
A letra. A escrita, discurso analítico. A dimensão da vida e a da morte. Que o analisante produza o analista. Pedaços de Real. Na psicanálise, não há saber no Real. O Real é um fogo frio. Felicidade. Historisterizar de si mesmo. Sinthoma.

12h00 – 12h15: Café com bolo IPLA

12h15 – 13h15: Aula 3 – Linguisteria – Alain Mouzat
A contingência do encontro de lalangue com o corpo. O gozo opaco. O mal-entendido. O curto-circuito da palavra. Linguisteria. Paixão da ignorância. Dúvida e decisão. O obsessivo, homem-trincheira. O impossível de apreender. Inconsciente real.

13h15 – 15h00: Horário de Almoço

15h00 – 16h00: Aula 4 – A globalização é feminina – Liége Lise
Não há A mulher. O que quer uma mulher? Uma mulher é um sinthoma para um homem, ela o divide. Já o homem, ele é para a mulher algo pior que um sinthoma, uma aflição. Devasta-a. Excesso e gozo. O impossível da relação sexual. Vemos no Real do século 21 uma crescente desordem da sexuação.

16h00 – 17h00: Aula de encerramento – O Real é o mistério do corpo falante, é o mistério do inconsciente – Dorothee Rüdiger
Afirma-se no corpo e não na razão. Corpo e gozo. A relação sexual é tomar o que reluz por ouro. A ressonância do corpo. O Real é sem lei. Afetado pela consequente mudança no laço social que passa da verticalidade, centrada na figura do pai, à horizontalidade, sem bússola. Vivemos o Século da bioengineering.

 

 

Rua Augusta, 2.366 - Casa 2 - Jardins, São Paulo - SP. Tel: 3061-0947 / 3081-6346
E-mail: ipla@ipla.com.br
Site: http://www.ipla.com.br

Evento Já iniciado ou em andamento, cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de novas turmas!

Entre em contato com IPLA

Curso/Evento: As Reais Eleições - A psicanálise do Século XXI é a psicanálise do Real
Confirme para enviar o formulário 5 + 2 = ? 11 9 7 Receber Novidades?
Fique a vontade para comentar!

Acompanhe a Psimundi