Psimundi.com.br

Compartilhe

Corpo e Responsabilidade Sexual em Freud e em Lacan

26 de Abril
IPLA
Investimento: Entrada Gratuita

 

IPLA - Sábados no IPLA

 

 

A psicanálise nasceu de uma pesquisa do corpo. Sigmund Freud estudava as lesões neuroanatômicas advindas das alterações psíquicas quando se deparou com o fato de que a anatomia dessas alterações não correspondia à anatomia biológica da qual era especialista. Verificou que há dois corpos. Um corpo biológico e um corpo sensível, psicanalítico.

É fácil notar como nos embaralhamos com o nosso próprio corpo. "Levei um tombo." "Me cortei." "Caí doente." As sensações corporais são sensações afetivas: "Pisei no tomate." "Levei uma rasteira." "Fiquei roxa de vergonha." "Me subiu um calor!" "Você está feliz, está na cara." A manipulação que fazemos de nossos corpos é infindável: preenchimentos com silicone, tatuagens, corpo bombado. Cirurgias para rejuvenescer, para emagrecer, para mudar de sexo, para aumentar os peitos, para diminuí-los, tirar as rugas ou implantar cabelos.

A pesquisa de Sigmund Freud foi continuada por Jacques Lacan, para quem o corpo resiste a catalogações universais. Trata-se para ele de um corpo que implica responsabilidade sexual, um corpo que não se presta ao sentido, mas que ressoa. É a responsabilidade pelo inconsciente, pelo excesso, pela singularidade.

Dedicaremos este Sábado no IPLA para percorrer as pesquisas de Freud, a maneira de atuação histérica de um corpo que fala e que é passível de ser interpretado, a problemática do corpo em Lacan e seu lugar na pós-modernidade como curto-circuito da palavra, que exige do analista uma nova forma de exercício clínico.

Em Sábados no IPLA, no dia 26 de abril, estas e outras questões serão discutidas em cinco aulas.

Clique para a versão extensa

Data: 26 de abril de 2014
Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346

Valor: R$ 180,00. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%. Vagas limitadas. É necessário que haja um número mínimo de inscrições para a realização do evento.

Este programa está sujeito a modificações.

Orientação científica: Jorge Forbes

Coordenação: Elza Macedo

 

PROGRAMA

 


9h00 – 9h30:
Café com bolo IPLA

9h30 – 10h30: Aula inaugural – O corpo de Freud a Lacan – Alain Mouzat
Sintoma em Freud. O corpo da histérica. Passagem do corpo biológico (Körper) para o corpo erógeno Leib). Do sintoma ao Sinthoma, em Lacan. Pulsão de morte e silêncio do real. O inconsciente considerado, não do ponto de vista da cadeia significante, mas da pulsão. Ressoar. A palavra que antes dizia, hoje, toca (Jorge Forbes).

10h30 – 11h30: Aula 2 – A responsabilidade pelo corpo só pode ser sexual – Elza Macedo
Responsabilidade pelo inconsciente. Responsabilidade pela forma de gozo. Não há relação sexual. Disparate entre reprodução e sexualidade. O sexo não tem nada de natural. Responsabilidade pelo estranho e pelo excesso. Opacidade sexual. Responsabilidade por suas contingências e por suas escolhas. Responsabilidade por sua singularidade. Você quer o que deseja?

11h30 – 12h00: Café com bolo IPLA

12h00 – 13h00: Aula 3 – O corpo na economia do gozo e a clínica do Real – Dorothee Rüdiger
A imagem que temos do nosso corpo não corresponde ao corpo biológico, pois é medida pelo gozo. (Forbes). Há um gozo destrutivo. A palavra está curto-circuitada. Pensar com os pés. Furo. Não há clínica sem ética. A clínica com portadores de doenças genéticas. O que faz acordo entre o corpo e a linguagem. Conclusão precipitada ... porque é no corpo. Mais forte que eu.

13h00 – 15h00: Horário de Almoço

15h00 – 16h00: Aula 4 – Neurologia para psicanalistas – Italo Venturelli
O cérebro. Como distinguir paralisias neurológicas das histéricas? E outros diagnósticos diferenciais. O que podem as novas tecnologias no corpo neurológico? Quais limites das intervenções tecnológicas no corpo? Medicina baseada em evidências (MBE)?

16h00 – 17h00: Aula de encerramento – O corpo do analista – Liége Lise
A psicanálise só se transmite encarnada (na carne). O analista não é acomodativo, mas incomodativo. A presença do analista . Savoir-y-faire. Por de si e acessar o Real. Da palavra ao gesto. Monstração. O analista e o ator. A inscrição do ridículo. Analista cidadão. O que esperar de um analista? (Jorge Forbes).

 

Evento Já iniciado ou em andamento, cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de novas turmas!

Entre em contato com IPLA

Curso/Evento: Corpo e Responsabilidade Sexual em Freud e em Lacan
Confirme para enviar o formulário 5 + 2 = ? 11 9 7 Receber Novidades?
Fique a vontade para comentar!

Acompanhe a Psimundi

天哪,我现在已经是B杯的丰胸产品了,高兴!它是天然的,安全无副作用,而且效果很好粉嫩公主酒酿蛋。我的最基本愿望达到啦,人心永远不满足。我还希望再调理下我的粉嫩公主丰胸产品胸部,因此就又多订了两个周期。还真是愿望成真!这可真不是吹的丰胸,因为吹是吹不大的!加微信了解更多。