O curso foi elaborado de forma a atender aos profissionais da área de saúde que necessitem um modelo de intervenção clínica pautado em objetivos definidos e com duração pré-determinada, voltado para o atendimento de pacientes individuais adultos.
A psicoterapia com objetivos definidos e delimitados é uma forma eficaz de atuação preventiva, evitando uma agudização de conflitos, auxiliando em situações de crise e desenvolvendo condições para respostas resilientes.
É baseada na elaboração de um minucioso diagnóstico psicodinâmico constituído pela identificação das diversas facetas do conflito intrapsíquico, das defesas e das modalidades de vinculação intrafamiliares, na identificação de situações-problema e na definição de estratégias de intervenção.
Apresenta uma proposição de integração da psicanálise, teoria do apego, teoria sistêmica, enfatizando tanto a mentalização, o trabalho com afetos e os processos de vinculação.
Método: Integração teoria e técnica
As aulas são distribuídas de forma a propiciar espaço para discussão de casos clínicos, ou de atendimentos que estejam sendo realizados pelos participantes, conjugando teoria e prática.
Conteúdo Programático
Modelos de Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica individual,
Entrevista em psicoterapia breve,
Queixa, situação-problema, indicações econtraindicações,
Análise psicodinâmica,
Identificação dos Ciclos da vida familiar e tarefas específicas,
Uso do Genetograma,
Tipos de vinculação e apego,
Conceito e identificação de foco,
Contrato terapêutico,
Atitudedopsicoterapeuta,
Aliança terapêutica,
O trabalho com os afetos, o vínculo e com a mentalização.
Outros recursos terapêuticos.
Avaliação do processo. |
Compartilhe