Apresentação de Trabalhos Científicos em Congressos e Eventos organizados pela Febrapsi – Federação Brasileira de Psicanálise
Textos publicados no Jornal de Psicanálise da SBPSP, Revista Brasileira de Psicanálise de S.Paulo da ABP, livro "Psicanálise: Evoluções" da SBPRP, Publicação trabalho Científico no Congresso Internacional – IPSO ( 1997) e livro "Pesquisando com o Método Psicanalítico" ed. Casa do Psicólogo – Trabalho Científico apresentado e publicado no Congresso Internacional IPSO (IPA) – Barcelona.
Início: 09 de Fevereiro – Quinzenal – 5as. feiras das 9:30 hs às 11:00 hs
Proposta: Ampliar a escuta psicanalítica no atendimento clínico. O estudo dos textos serão utilizados como estímulo para correlação teórico-clínica. Dentro desta finalidade, nosso expectativa é de que todos os participantes tenham a experiência de que as teorias psicanalíticas derivam da experiência clínica e pretendem esclarecer o material clínico.
Por que estudar Melanie Klein?
É a autora que teoriza que as fases de desenvolvimento nas quais os fenômenos psicológicos se revelam os mais distantes da experiência adulta, se tornam os mais difíceis de estudar e, portanto, são os mais controversos. Foi MK a autora que obteve compreensão da estrutura interna da criança segundo a transferência e o simbolismo no ato de brincar. Através de suas teorias estamos de volta às experiências mais primitivas tão importantes para a percepção e desenvolvimento psíquico de nossos pacientes.
Compartilhe