A academia tem suas próprias regras, norteadas e regulamentas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, que molda e enquadra em um esquema rigoroso a produção de textos científicos aqui no Brasil. Muitas quando acabadas, são encaminhadas para publicação em editoras comerciais e quase sempre rejeitadas. Seus autores, conscientes que produziram um trabalho de alto nível intelectual, com idéias revolucionárias, não se conformam com tais rejeições. Mas há várias entrelinhas que eles não conhecem sobre o mercado editorial. O livro é sim um bem cultural, mas também precisamos passar a vê-lo como um produto, pois haverá um investimento tanto em sua confecção, quanto em sua divulgação. Alguém irá investir capital na obra e, como regra do mundo capitalista, aspirará ter retorno financeiro e lucrativo. Que fique bem claro que aqui estaremos abordando o livro como um PRODUTO CULTURAL. E com isto, refletindo algumas questões que envolvem o livro, como funcionam as editoras e como raciocinam os seus editores. O que vamos expor neste curso é muito sucinto em relação aos muitos cursos, leituras e dos 25 anos de minha convivência com o mercado editorial com muitos trabalhos publicados. OBJETIVOS Esta obra destina-se a quem deseja escrever. Aborda inicialmente um panorama do livro de formação, o mercado editorial brasileiro, os tipos de obras não-ficcionais – livros técnicos, profissionais e pedagógicos. Educadores, acadêmicos, universitários, profissionais de diversas áreas. CONTEÚDO BÁSICO O livro de formação O mercado editorial brasileiro Tipos de obras não-ficcionais Questões básicas e treinamentos gerais para quem deseja escrever livros A perda do medo e os mecanismos para se escrever Trabalhando na construção de seu livro Necessidades do público-alvo e a viabilidade do projeto A decisão e como publicar |
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