Psimundi.com.br

Compartilhe

Pós Graduação: Introdução aos Conceitos Fundamentais da Psicanálise Freudiana

12/9/2011
Instituto de Ensino Santa Inês

 

   IESI – PSICANÁLISE.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – FUNDAMENTOS E BASES DA TEORIA PSICANALÍTICA I.
RECONHECIDO PELO MEC – TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU
FUNDAMENTOS E BASES DA TEORIA PSICANALÍTICA – I.
            Especialização Lato Sensu. (Especialização em Psicanálise)
CURSO RECONHECIDO PELO MEC – FACULDADE INTEGRADA TIETÊ.

OBJETIVOS DO CURSO.

    O curso de pós-graduação – lato sensu - de  Fundamentos e Bases da Teoria Psicanalítica I tem como proposta pedagógica oferecer ao aluno a oportunidade de estudar os conceitos fundamentais da Psicanálise Freudiana.
     O aprendizado desses conceitos deve exigir a leitura de alguns textos (considerados básicos e fundamentais) de Freud, onde o mestre apresentou e desenvolveu esses princípios básicos da psicanálise.
     De imediato, o nosso curso propõe estudar apenas um dos três eixos propostos pela ética freudiana para a formação do analista, a formação teórica. Os outros dois, a análise pessoal e a supervisão clínica, não fazem parte da programação.
 O que não impede que futuramente, no decorrer do curso não viabilizemos essa proposta de formação clínica dentro da ética freudiana.
     Nosso programa visa a atender as expectativas daqueles que procuram o auto-aprimoramento e buscam uma Especialização reconhecida oficialmente pelo MEC na área, facilitando sua entrada para o magistério do curso superior.
            As aulas serão ministradas por professores especialistas, mestres e doutores.

PÚBLICO ALVO.

    O nosso público alvo são os profissionais da área de saúde, e áreas afins: ciências humanas, filosofia, teologia, médicos, psicólogos e todos aqueles que, com curso superior em outras áreas, visam futuramente uma formação de analista psicanalista dentro da ética freudiana.

DURAÇÃO DO CURSO.  

     O Curso terá a duração de 15 meses e será dividido em 12 módulos/aulas, sendo os três últimos meses destinados à preparação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. No final dos módulos 3, 6, 9 e 12, os alunos deverão entregar um trabalho dissertativo sobre um dos temas tratamos nos módulos. No final do curso, auxiliados por um professor especialista em metodologia científica, o aluno entregará e  apresentará o seu TCC - trabalho de Conclusão de Curso que encerrará o ciclo de avaliação do seu desempenho.
      Além disso, sempre que possível, os alunos apresentarão seminários sobre temas pertinentes ao curso ou sobre filmes cujo conteúdo dizem respeito ao conceitual psicanalítico.
      São esses os princípios básicos da nossa Proposta Pedagógica. Proposta esta de um projeto mais amplo, já que, como sabemos, a  teoria psicanalítica  se reconstrói a todo momento e que  não se restringe, atualmente,  apenas à teoria freudiana.
Outros cursos de aprimoramento pessoal e aperfeiçoamento profissional serão oferecidos, visando atender à demanda daqueles pretendem dar continuidade à sua formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO.

    O Especialista na área de Saúde e especificamente na área da Psicanálise pode atuar, ao completar sua análise pessoal e sua supervisão clínica, como psicanalista clínico. O magistério superior também é uma outra opção profissional interessante. Além de poder atuar como profissional psicanalista em várias frentes de trabalho dependendo de sua graduação: hospitais, clínicas e escolas no auxílio dos orientadores educacionais

PERIODICIDADE DAS AULAS.

    As aulas serão oferecidas durante a semana e aos sábados. São obrigatoriamente presenciais na modalidade de  transmissão de fundamentos teóricos, seminários, leitura de textos e filmes, sempre com acompanhamento docente.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO DE ALUNOS.

    O aluno será avaliado após enviar seu currículo profissional e escolar através de uma entrevista. Deverá apresentar uma carta de motivação do curso e quais seus objetivos profissionais, demonstrando como pretende aplicar os conhecimentos adquiridos e qual sua disponibilidade de dedicação ao curso.

ENDEREÇO E LOCAL DE INSCRIÇÃO.

    As inscrições deverão ser feitas na sede do IESI-Instituto de Ensino Santa Inês, à rua Maria José, 503 – Bairro Bela Vista – Capital – SP. Cep:01324-010 – TEL. 3104.6709.
    Ou pelo email iesiescola@hotmail.com .

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

    Ofereceremos ao aluno, como módulo COMPLEMENTAR, um curso onde o aluno será informado das principais técnicas sobre a elaboração de TCC – trabalho de conclusão de curso. Além de aulas sobre A Didática Para o Curso Superior para os alunos interessados no magistério superior.

MÓDULOS DA DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA.

    O curso terá a duração de 15 meses.
    A Carga horária do Curso é de 360 horas.
    O curso é composto de 12 módulos/aulas, perfazendo o total de 12 meses,  sendo que os três últimos meses serão destinados para a elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Será oferecido ao aluno, como opção para aqueles que aspiram o magistério do curso superior, um módulo complementar de DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR, com duração de 30 horas.

Evento Já iniciado ou em andamento, cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de novas turmas!

Entre em contato com Instituto de Ensino Santa Inês

Curso/Evento: Pós Graduação: Introdução aos Conceitos Fundamentais da Psicanálise Freudiana
Confirme para enviar o formulário 5 + 2 = ? 11 9 7 Receber Novidades?
Fique a vontade para comentar!

Acompanhe a Psimundi