| A academia tem suas próprias regras, norteadas e regulamentas pela   Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, que molda e enquadra em   um esquema rigoroso a produção de textos científicos aqui no Brasil.   Muitas quando acabadas, são encaminhadas para publicação em editoras   comerciais e quase sempre rejeitadas. Seus autores, conscientes que   produziram um trabalho de alto nível intelectual, com idéias   revolucionárias, não se conformam com tais rejeições.  Mas há várias   entrelinhas que eles não conhecem sobre o mercado editorial. O livro é   sim um bem cultural, mas também precisamos passar a vê-lo como um   produto, pois haverá um investimento tanto em sua confecção, quanto em   sua divulgação. Alguém irá investir capital na obra e, como regra do   mundo capitalista, aspirará ter retorno financeiro e lucrativo. Que   fique bem claro que aqui estaremos abordando o livro como um PRODUTO   CULTURAL. E com isto, refletindo algumas questões que envolvem o livro,   como funcionam as editoras e como raciocinam os seus editores. O que   vamos expor neste curso é muito sucinto em relação aos muitos cursos,   leituras e dos 25 anos de minha convivência com o mercado editorial com   muitos trabalhos publicados.  OBJETIVOS
 Esta obra destina-se a quem deseja escrever. Aborda inicialmente um   panorama do livro de formação, o mercado editorial brasileiro, os tipos   de obras não-ficcionais – livros técnicos, profissionais e pedagógicos.    Educadores, acadêmicos, universitários, profissionais de diversas   áreas.  CONTEÚDO BÁSICO
 O livro de formaçãoO mercado editorial brasileiro
 Tipos de obras não-ficcionais
 Questões básicas e treinamentos gerais para quem deseja escrever livros
 A perda do medo e os mecanismos para se escrever
 Trabalhando na construção de seu livro
 Necessidades do público-alvo e a viabilidade do projeto
 A decisão e como publicar
 | 
         
Compartilhe