- Construir um olhar e uma escuta sensível a partir da criação de um espaço de articulação entre a teoria e a clínica que torne possível o manejo clínico de situações que emergem no campo analisante, como manifestações de fantasias que ainda se encontram em estágios primitivos e que, portanto, não alcançaram uma condição mais elaborada.
- Favorecer a aprendizagem, a troca de experiências e a sistematização de questões teóricas e técnicas da clínica psicanalítica contemporânea, tendo como principais interlocutores W.Bion, Willy Baranger, Antonino Ferro e Thomas Ogden.
- Apresentar o pensamento teórico-clínico de campo psicanalítico o qual se origina no encontro analítico entre duas mentes e explorar os conceitos de fantasia inconsciente compartilhada e resistência compartilhada.
- Refletir as transformações que se operam no campo analisante a partir de uma escuta clínica onde o analista está profundamente implicado.
Gina Tamburrino - coordenadora e professores convidados.
1. Os referenciais teóricos e as contribuições para a técnica psicanalítica de Antonino Ferro e Thomas Ogden, a partir da trajetória conceitual de Freud, Klein e Bion.
2. Apresentação dos conceitos de Melanie Klein: a posição depressiva e a esquizoparanóide, e o conceito de identificação projetiva.
3. Apresentação dos principais conceitos bionianos: a teoria do pensar, a capacidade negativa, o fato selecionado, a reverie, as patologias da função onírica (alucinações, transformações em alucinose, fotograma onírico da vigília/flashes visuais).
4. Considerações ao desenvolvimento do conceito de campo analisante: da contratransferência ao campo analisante. Apresentação do trabalho do casal Baranger.
5. Apresentação das construções e interpretações narrativas de Antonino Ferro.
6. Os impasses na análise: enactments crônico e agudo.
7. A questão da analisabilidade e do fim da análise.
Seminários teórico-clínicos; discussão dos casos clínicos de Antonino Ferro e Thomas Ogden; Articulação teórico-clínica com a clínica dos participantes.
Psicanalistas, psicólogos e demais profissionais que exerçam atendimento clínico de orientação psicanalítica.
Um ano. Carga horária do curso: 80 horas.
Sextas-feiras das 10h00 às 12h30
Nº vagas: 20 (vinte).
Inscrição até: 11 de fevereiro de 2016.
Processo seletivo: Análise de currículo e entrevista individual.
Publicação dos resultados: 18 de fevereiro de 2016, às 14h00.
Início do ano letivo: 04 de março de 2016.
Anuidade de 2016: matrícula - R$ 328,00 mais 10 parcelas de R$ 328,00.
Inscrição: 90,00 (noventa reais)
Documentos necessários e outras informações no site do instituto Sedes Sapientiae: http://sedes.org.br/site/cursos/especializacao-e-aperfeicoamento/7776
|
Compartilhe